Diretores do Cremeb visitam ainda hoje a Santa Casa e o Hospital Geral em Ilhéus
Em primeira mão. O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), José Abelardo de Menezes e o seu vice, Jessé Brandão, chegam em instantes a Ilhéus e já confirmaram que farão visitas, ainda agora a tarde, a duas instituições hospitalares da cidade, para ver, de perto, as reais condições de funcionamento e de trabalho dos profissionais médicos da cidade.
As instituições contempladas são a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus e o Hospital Geral Luiz Viana Filho. O primeiro, onde recentemente um profissional médico foi flagrado cobrando "uma taxa" para adiantar pacientes na fila do Sistema Único de Saúde e onde tem sido constante o atraso no pagamento dos salários ou da prestação de serviços. O segundo, onde existe uma quantidade acima do normal de pacientes internados, por força da crise no sistema público da cidade e onde o sindicalista Wagner Bastos denunciou, antes de morrer, as precárias condições de higiene e da falta de médico no local.
Uma fonte revelou ao JBO, que, além da visita, os representantes do Cremeb vão debater, no auditório da Unimed local, à noite, sobre ética médica. O Jornal Bahia Online conseguiu apurar que um grupo de médicos que atuam na rede municipal pretende cobrar do Cremeb que interceda junto ao governo de Ilhéus para que este ofereça as condições mínimas de trabalho. Muitos médicos ameaçam, inclusive, entregar o cargo, caso medidas urgentes não sejam tomadas para garantir o atendimento ao público e a segurança do profissional médico nos postos de saúde da cidade.